Tudo começou quando o atendimento chegou à agência com a demanda de criar um site para pessoas da Maturidade (jovens no alge dos seus 60 anos).

[singlepic id=5 w=320 h=240 mode=web20 float=center]

O grande desafio começava e precisavamos criar uma plataforma on-line capaz de fazer com que estes usuários com mais de 60 anos fizessem suas inscrições On-line na 11ª Edição do Concurso Talentos da Maturidade do Grupo Santander Brasil.

Um Concurso que já era um sucesso entre seus participantes e reconhecido pelo público, deveria ganhar na sua primeira edição on-line, uma característica social muito mais ampla do que ele já possuia: o da inclusão digital.

Não preciso dizer que este JOB é um prato cheio para qualquer arquiteto de informação. Ter personas definidas de forma tão específicas e características tão peculiares é a condição ideal para se fazer um trabalho pautado na usabilidade e facilidade de navegação.

Rumo a prancheta e munidos de todo material necessário para identificar o que faria um pessoa com mais de 60 anos sair de sua rotina, ligar um computador, se cadastrar no site e enviar sua obra para participar do concurso, iniciamos nossa jornada.

A preocupação com a usabilidade estava em todos os detalhes. Recursos de acessibilidade pareciam ser uma premissa assim como cores fortes e fontes de tamanho e contornos agradáveis de se ler.

Os formulários precisavam respeitar todas limitações dos usuários no meio digital e no físico e conduzí-los de forma gradual e sutil à concluir cada ação no site.

Mas para nós não era suficiente apenas criar um site onde o usuário enviasse seus trabalhos de forma eficiênte e rápida, era preciso criar um ambiente digital só para ele. Um lugar para que este usuário pudesse se apropriar na web, se expressar e mostrar todo o seu potencial.

Foi aí que surgiu a Galeria de Trabalhos, uma iniciativa que tem como objetivo ser um ambiente acolhedor onde cada partipante poderia ter suas obras publicadas, como uma página pessoal, divulgando seu trabalho e recebendo comentários de todos os seus admiradores.

A princípio parecia ousado esperar que estes usuários que se quer fariam suas inscrições on-line ainda iriam  viralizariam suas páginas pessoas para que seus amigos e parentes pudessem comentar seus trabalhos.

[nggallery id=2]

Mas os resultados deste projeto nos mostraram justamente o contrário e nos encheram de orgulho. Em apenas dez semanas tivemos, mais de 3300 pessoas cadastradas no site, passamos a 900 trabalhos inscritos de forma on-line e populamos uma galeria com cerca de 770 trabalhos inscritos nas categorias Artes Plásticas, Música Vocal e Literatura. Uma marca inesperada de 53% de inscrições de todo o concurso feitas pelo site e uma galeria de trabalhos repleta de depoimentos cheios de emoção.

site41]

Quem ajudou a criar este case, está aqui em baixo:

Planejamento: Henrique Leal, Camila Rocca e Ana de Sá | AI/User Experience: Iris Coldbelli e Renata Martinez | Atendimento: Marcus Tavares,  Heloísa Santana, Gabriela Almeida e Daniel Maza | Criação: Rodrigo Esteves, Daniel Cabral, Elisa Gorgatti e Ricardo Mantovani | Projetos: Jacqueline Travaglin e Marcelo Ponci | Tecnologia: Paulo Pacheco, Eduardo Cardoso e Ariadine Gomes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *